AGROPEC utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.

1. Quais são as finalidades de uso do Crédito Rural?

O crédito rural normalmente é dividido em 4 modalidades: 
- Crédito para custeio: destinado para financiar as atividades do dia-a-dia como aquisição de fertilizantes, defensivos, rações, sementes e muito mais. 
- Crédito para investimento: destinado para a aquisição de máquinas, equipamentos e melhorias na propriedade rural. 
- Crédito para comercialização e estocagem: essa linha de crédito é voltada para os produtores rurais que já colheram suas produções mas querem estocá-la para comercializar em um outro momento mais favorável. 
- Crédito para beneficiamento e industrialização: destinado aos produtores rurais que queiram agregar mais valor à produção através dos processos de beneficiamento e industrialização. 

2. Como funciona o Crédito Rural?

O financiamento do Crédito Rural é voltado para todas as atividades agropecuárias e resguardado pelo Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR) e regulamentado pela Lei 4.595/19674. 
Os recursos que são destinados aos Crédito Rural são aprovados pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e publicados dentro das diretrizes feitas no Manual de Crédito Rural (MCR). Anualmente o Governo publica o PAP (Plano Agrícola e Pecuário) que é conhecido popularmente como “Plano Safra”, é nele que é instituído as medidas de incentivo e onde e quais serão eles. 

3. Qual a diferença entre o PRONAF e o PRONAMP?

O PRONAMP é o Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural, já o PRONAF é o Programa Nacional da Agricultura Familiar ambos têm seus valores definidos dentro do Plano Safra do ano vigente e estão disponíveis para serem solicitados de acordo com a categoria que mais se enquadra a sua propriedade rural. 
 

4. O que é a DAP?

A DAP é a Declaração de Aptidão ao Pronaf, esse é um documento muito importante por ser o instrumento que identifica quem são os produtores rurais familiares que estão pleiteando o financiamento rural e é um dos principais requisitos para conseguir o acesso a outras políticas públicas do governo federal. 
 

5. Como eu fico sabendo das Taxas de Juros do Crédito Rural?

Anualmente o Governo publica o “Plano Safra” que institui quais são os recursos disponibilizados e como vai funcionar em cada linha de crédito, com isso é necessário que o produtor rural procure por empresas como a AGROPEC para saber quais são as taxas de juros e ser melhor direcionado à linha de crédito no qual se enquadra melhor. Só saber as Taxas de Juros não é o suficiente para quem quer realmente aprovar a solicitação de crédito rural. Entre em contato com os nossos especialistas e tenha o direcionado correto para ter 100% de aprovação. 

Tire aqui as suas dúvidas

Tem alguma dúvida?
Envie para a nossa equipe e ela irá ajudá-lo.

Fale com a nossa equipe

Para falar com a nossa equipe utilize as informações abaixo para ligar ou enviar um e-mail com dúvidas e/ou sugestões!

Telefone (62) 3638-3956
WhatsApp (62) 98247-2820
Horário de funcionamento Segunda a Sexta das 8h às 18h.