AGROPEC utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.
AGROPECUÁRIA

A modernização na Agricultura 5.0 e seus efeitos na prática

Agricultura 5.0

Depois da década de 50, foi desenvolvido o Agro 1.0 com estímulos públicos e o aumento da produção em escala. Estimulado também pelas primeiras máquinas agrícolas para auxílio no adubo, plantio e colheita. 

A partir daí o Agro passou por várias fases de desenvolvimento, até chegar no Agro 4.0 e se preocupar com sustentabilidade e automação digital. Com mais tecnologias, sistemas integrados, gerenciamento e monitoramento do campo.

Uma nova revolução vem surgindo, chamada de Agro 5.0 visando ainda mais conectividade e inclusão tecnológica. Venha entender sobre essa modernização e seus efeitos. 

Entenda o que é o Agro 5.0

Focado na maior otimização, agilidade e assertividade nos processos do agronegócio, o Agro 5.0 representa a quinta revolução do setor agrícola. Desenvolvendo um maior ganho produtivo e lucrativo, sem deixar a sustentabilidade de lado. 

Mesmo seus pilares sendo semelhantes ao Agro 4.0, se diferenciam pela profundidade a ser trabalhada. As implementações tecnológicas no 4.0 eram aplicadas no dia a dia e programadas para a demanda braçal, sem decisões e análises próprias

Já na atualidade, se trabalha com tecnologias de coletas de dados que sozinha definem um padrão de acontecimentos e preveem possíveis consequências, para que seja definido um plano de ação antecipado. 

Como essas mudanças irão impactar no Agronegócio

Sendo introduzida tecnologias como a robótica e diferentes tipos de inteligências artificiais, a agricultura irá promover maior precisão e assertividade nos resultados a serem entregues. Veja alguns exemplos do seria o 5.0 na prática:

  • Serão incorporados no processo de cultivo e pecuária a etapa de análises profundas de dados, levando para um sistema de gestão que antecipa demandas.
  • A inserção de máquinas com inteligência artificial para executar o processo de semeadura e colheita sozinhos, mantendo um padrão de execução e aproveitamento de tempo. 
  • O monitoramento também será mais frequente, através de drones ou mesmo satélites. Permitindo a maior controle de pragas e da plantação.
  • Com sensores e inteligência artificial será possível determinar uma porcentagem produtiva assertiva e possíveis alterações e erros em maquinários.  

Diante dessas informações, podemos ver que a evolução do Agro 5.0 está bem próxima. Mas para que isso chegue a sua lavoura ou pecuária você terá que estar preparado financeiramente. Revolucione o seu negócio com o apoio do crédito rural.


Conte conosco para estar dentro dessa revolução. Entre em contato e tenha a quinta fase do agro em sua fazenda.