AGROPEC utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.
CRÉDITO RURAL

Entenda o que é o crédito rural!

Entenda o que e o credito rural

O agronegócio cada vez mais se prova sendo o motor estável da economia. Sendo capaz de exportar cerca de US$ 14,8 bilhões em produtos derivados do agro, só no mês de agosto de 2022. 

Por isso se faz necessário o investimento no produtor rural, abrindo ainda mais portas para o crescimento do agro em nosso país. E é exatamente para isso que contamos com o crédito rural, beneficiando diversos produtores no custeio da produção e distribuição desses produtos.

Continue acompanhando para entender os benefícios do crédito rural e o que precisa para obter essa linha de crédito neste artigo.

O que é o crédito rural? 

O crédito rural é uma linha de financiamento que atende produtores rurais e cooperativas, sendo disponibilizado por bancos e instituições financeiras. Ele tem o objetivo de estimular o produtor rural ao crescimento. Expandindo a produção, comercialização e distribuição dos produtos.

Esse crédito é disponibilizado através de critérios a serem analisados, como o perfil do financiado, a forma como deve ser investido e a instituição financeira a ser utilizada.

Quem pode utilizar?

É disponibilizado para produtores e cooperativas, se destinando a pessoas físicas e jurídicas. Já na modalidade de comercialização, o crédito agrícola é liberado para
agroindústrias e cerealistas.

Por serem disponibilizados por órgãos públicos e financeiras particulares, os valores a serem disponibilizados são definidos anualmente. Além disso, são estabelecidos os capitais a serem distribuídos para cada perfil de financiado.

Conheça as três modalidades de utilização

Como qualquer outro tipo de financiamento, existem critérios de utilização do capital disponibilizado. E no caso do crédito rural, é dividido em três:

  • Modalidade de custeio, definida pela utilização subsídio da produção, inclui compra de sementes, fertilizantes e pesticidas. 
  • Modalidade de investimentos, definida pela utilização na aquisição de bens estáveis como maquinários, equipamentos e implementações tecnológicas. 
  • Modalidade de crédito para comercialização, definida pela utilização no mantimento da melhor condição de vendas para o produtor ou cooperativa.

Dentro de todas essas modalidades citadas, podemos identificar como benefícios para produtores e cooperativas as taxas de juros reduzidos, prazos de pagamentos facilitados e até mesmo valores adequados a necessidade e modalidade de utilização do produtor. 

Entenda como adquirir o crédito rural

A princípio deve ser identificado em qual tipo de linha de crédito você se encaixa, e a modalidade de utilização do valor disponibilizado.

Depois disso analisar a instituição financeira que irá pedir o crédito, os procedimentos padrões e documentações que serão cobrados para o seu perfil. É considerado um processo burocrático, o que muitas vezes leva a desistência do produtor a solicitar.

Para isso, conte conosco! 
Somos uma empresa com mais de 10 anos de experiência no mercado, e temos como resultado de nossa dedicação 100% de aprovação em solicitações de crédito. Entre em contato conosco.